TEL: +55 11 5079-8411

Controle de ruídos no ambiente de trabalho é proteção para os funcionários.

O ruído, com certeza, caracteriza um dos fatores mais incômodos do ambiente industrial. Esse misto de sons não harmoniosos e desagradáveis além de causarem aborrecimentos, podem trazer muitos malefícios para sua empresa e para a saúde física e mental de seus funcionários. É muito importante que você faça o controle de ruídos e mantenha protegido o ambiente de trabalho de sua empresa.

Com base na resolução Conama, NBR 10151/2000 e Condema, os níveis de ruído toleráveis para áreas industriais são de 70dB durante o dia e 605 dB no período noturno. Acima de 70 dB  o organismo inicia um processo de stress que afeta a saúde dos indivíduos aumentado os riscos de infarto, por exemplo, e outras doenças sérias.

A Deficiência auditiva é uma das doenças ocupacionais que mais cresce em tudo o mundo, o que compromete diretamente o colaborador e instituição e deve ser tratada com total atenção.

Controle os Ruídos:

Existem inúmeras soluções para o controle de ruídos no ambiente industrial que podem garantir a segurança dos trabalhadores.  Diminuir a exposição da pessoa ao ruído é um dos principais passos para que não haja sequelas ao aparelho auditivo.

Em ambientes que ultrapassam os níveis tolerados de exposição ao ruído, o uso de protetores auditivos é fundamental, auxiliam na diminuição do stress e cansaço e consequentemente aumentam o rendimento do trabalho.

Outra solução está em uma constante manutenção das máquinas em operação na empresa. O desgaste natural pode aumentar a emissão de ruído e as máquinas deverão passar por ajustes ou ser substituídas por novas e mais silenciosas.

A manutenção dos equipamentos não é necessária apenas para que se faça o controle de ruídos, mas também por motivos de segurança em geral, afinal, máquinas que já estão debilitadas oferecem risco de acidentes que podem causar ferimentos graves aos colaboradores.

Mais uma solução eficiente é criar ambientes com isolamento acústico, para que o som não ultrapasse as paredes e invadam outros locais que já tenham seu próprio ruído. Isso reduz o barulho no qual os trabalhadores de cada recinto ficam expostos.

Também é importante contar com aparelhos que auxiliem na medição dos sons para que você execute o controle de ruídos, como Medidores de Nível e Pressão Sonora “Decibelímetros”, Audiodosímetro de Ruído “Audiodosimetros” juntamente com os seus respectivos Calibradores Acústicos, que ajudam a medir ruído emitido. Com o problema identificado é mais fácil pensar nas soluções.

Manter a segurança no trabalho evitando acidentes e doenças ocupacionais, é do interesse de todos os envolvidos em uma corporação. Quando os funcionários estão saudáveis e satisfeitos, todo o fluxo de trabalho melhora o rendimento, trazendo também melhores resultados.

Procurando os melhores produtos e soluções em segurança no trabalho? Conheça a dpUNION! Acesse nosso site e confira!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO