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Controle de qualidade: conheça a importância dele para a sua empresa

O controle de qualidade consiste em uma série de procedimentos usados pelas empresas para verificar se os seus produtos estão de acordo com os padrões por ela estabelecidos.

Há empresas cujas vendas vão de vento em popa, mas a rentabilidade, ladeira abaixo. O resultado pode ser um só: falência!

Muitas vezes, os grandes culpados são os erros e os consequentes retrabalhos. Eles sugam recursos preciosos, que poderiam ser aplicados em outros setores do seu negócio.

Felizmente, há uma maneira de cortar este mal pela raiz que é com a aplicação de um controle de qualidade rígido e efetivo.

 

O que é o controle de qualidade?

Como dissemos no início deste artigo, o controle de qualidade são procedimentos usados pelas empresas para verificar se os seus produtos que estão prontos para irem para o mercado, estão de acordo com os padrões por ela estabelecidos.

Por exemplo: uma empresa de software pode criar um roteiro para a revisão do código, em busca de falhas que podem comprometer sua qualidade.

Já indústrias químicas e farmacêuticas podem realizar uma série de testes pré-estabelecidos em uma amostra dos produtos. Caso sejam encontradas anormalidades, o lote não é comercializado.

 

Por que o controle de qualidade é importante?

Quando empreendedores pensam em controle de qualidade, geralmente a primeira coisa que vem à cabeça é a redução de custos, já que itens que não atinjam os padrões mínimos estabelecidos não chegam a ser comercializados.

Apesar de importante, esta não é a única vantagem desta técnica. Confira:

 

 Ele ajuda a empresa a aprender sobre o próprio produto

Quando uma empresa emprega estratégias de controle de qualidade, ela não se limitará a encontrar falhas: provavelmente investigará a origem delas.

Este trabalho fará com que a própria empresa aprenda mais sobre a fabricação de um produto, ou até mesmo, descubra que determinado equipamento não está funcionando como deveria. Isto gera um aprendizado importante tanto para o aprimoramento do produto quanto para a criação de novos: a tendência é que os erros não se repitam.

 

 Ele ajuda na retenção de funcionários

Atualmente, os funcionários da sua empresa não querem estabilidade e uma boa remuneração: querem trabalhar em um local que os ajude a crescer constantemente por meio do aprendizado. Por incrível que pareça, a gestão da qualidade pode ajudar com isso.

Isto porque quando você a implementa, é fundamental treinar os funcionários a respeito dela e dos procedimentos envolvidos de forma constante. Acredite: seus colaboradores pensarão duas vezes antes de sair de uma empresa que proporciona este tipo de conhecimento!

 

 Ele ajuda na fidelização de clientes

Estima-se que atrair novos clientes custa 5 vezes mais do que manter os que você já tem.

Moral da história: faça tudo o que puder para manter seu público cativo!

O controle de qualidade é uma verdadeira mão na roda neste processo. Afinal, com ele, produtos com eventuais defeitos nunca chegarão até seu consumidor, o que significa clientes mais satisfeitos!

 

Ele te ajuda a escolher os melhores fornecedores

Os insumos têm um papel muito importante para o resultado final de processos de fabricação. Pode ser que eles revelem que determinado fornecedor não está fornecendo os materiais adequados para o seu processo, sendo que outro sempre excede expectativas. Assim, você consegue saber quais parcerias valem a pena manter ou não.

Precisa de ajuda com o controle de qualidade de sua indústria ou laboratório? Fale com a gente e conheça nossas soluções tecnológicas!

Com o objetivo de manter a excelência no atendimento e plena satisfação de nossos clientes, a dpUNION possui mais de 30 de experiência, oferecendo assistência técnica através de uma equipe especializada e treinada diretamente nos fabricantes.

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