TEL: +55 11 5079-8411

Q-SENSE – MICROBALANÇA DE CRISTAL DE QUARTZO COM MONITORAÇÃO DE DISSIPAÇÃO

Os instrumentos Q-Sense permitem a análise em tempo real das interações superfície-molécula com precisão nanográfica para uma ampla variedade de amostras e condições de medição. Com instrumentos turn-key, software intuitivo e suporte da nossa equipe experiente, garantimos que você obterá o máximo de seu sistema. A linha de produtos é projetada para oferecer uma solução adequada para cada tipo de laboratório e aplicação. Todos os instrumentos Q-Sense baseiam-se na tecnologia de Microbalança de Cristal de Quartzo com Monitoração de Dissipação (QCM-D).

Tecnologia:

QCM-D: Monitoramento de Dissipação Permite Análise Exata de Materiais Macios

 

A Microbalança de Cristal de Quartzo com Monitoração de Dissipação (QCM-D) é o princípio da medida para os instrumentos de Q-Sense. A tecnologia QCM-D é uma técnica sensível à superfície em tempo real para monitorar e caracterizar filmes finos em uma superfície em termos de adsorção, dessorção, interações moleculares e propriedades estruturais. Com a tecnologia QCM-D, dois parâmetros – frequência (relacionados à massa / espessura) e dissipação (relacionados à rigidez) – são monitorados simultaneamente, em tempo real, à medida que camadas moleculares se formam na superfície do sensor. É uma técnica em nanoescala em tempo real para analisar fenômenos de superfície incluindo a formação de filmes finos, interações e reações.

Um sensor QCM é constituído por um disco de quartzo fino colocado entre um par de eletrodos. O sensor pode ser excitado para oscilar na sua frequência de ressonância pela aplicação de uma tensão alternada. A frequência de ressonância depende da massa oscilante total das camadas aderentes do sensor e da superfície do sensor, incluindo a água acoplada. A frequência diminui quando uma película fina é ligada ao sensor. Se o filme é fino e rígido a diminuição na frequência é proporcional à massa do filme. Desta forma, o QCM funciona como uma balança muito sensível. Ao contrário de todos as outras QCMs, a QCM-D monitora a resposta de dissipação de frequência e energia livre de oscilação do senso, gerando resultados com mais precisão e rapidez.

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO