TEL: +55 11 5079-8411

Você realmente sabe o que é segurança no trabalho

o que é segurança no trabalho

O assunto segurança no trabalho está em alta e muito se fala sobre o tema. É cada vez mais comum discussões sobre sua importância tanto para trabalhadores quanto para empresas. Mas, afinal, o que é segurança no trabalho?

Trata-se de medidas, definidas por normas e leis, que têm como objetivo diminuir a ocorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, além de proteger a integridade e a capacidade de trabalho dos colaboradores. No Brasil, a legislação de Segurança do Trabalho é formada por normas regulamentadoras, leis complementares, portarias, decretos e convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho.

E, ao estudar o que é segurança no trabalho, deve-se ter em mente também a definição de acidente de trabalho. Todo acidente que acontecer durante o exercício de algum tipo de trabalho a serviço da empresa, que provocar lesão corporal ou perturbação funcional, pode ser considerado acidente de trabalho. Isso inclui acidentes que ocasionem morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

Fazem parte, ainda, desta ampla gama, acidentes que ocorrerem em viagens a serviço da empresa e no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa, doenças provocadas pelo tipo de trabalho e doenças causadas pelas condições do trabalho.

Por que é importante para as empresas saber o que é segurança no trabalho? É exigido por lei que as companhias constituam equipes de Segurança do Trabalho. Além disso, para as corporações, é importante apostar nesta causa para melhorar as relações humanas e, como consequência, aumentar a produtividade dos colaboradores e a qualidade dos produtos produzidos.

Estas equipes devem ser multidisciplinares e formadas por profissionais como Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Além disso, os funcionários da empresa devem formar a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, para cuidar da promoção da saúde do trabalhador, prevenindo acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO