TEL: +55 11 5079-8411

Sinalização de Segurança do Trabalho

Sinalização de Segurança do Trabalho

O Que é Sinalização de Segurança?

Um dos aspectos mais importantes para quem deseja oferecer segurança no ambiente de trabalho são os diversos símbolos que podem facilitar o trabalho de funcionários em diversos tipos de ambiente, que podem ser desde uma lanchonete até uma grande fábrica, que é a sinalização de segurança.

A sinalização de segurança existe com o objetivo de garantir segurança no ambiente de trabalho, sinalizando muitos perigos            que podem ocorrer durante o trabalho e um dos exemplos que muita gente deve ter visto é a placa de cor amarela com os dizeres: Cuidado! Piso Molhado, em que este tipo de situação acontece quando uma funcionária de um estabelecimento comercial ou de uma indústria está fazendo o trabalho de limpeza em um piso.

Quais os Tipos de Sinalização Existentes de Segurança no Trabalho

Existem no mercado diversos tipos de sinalização de segurança, sendo que as mais comuns são compostas de placas que contém diversas mensagens alertando sobre os perigos que podem ocorrer no ambiente de trabalho.

E um dos aspectos mais interessantes é o fato de que é possível fazer um orçamento para a sua empresa, ou seja, cada tipo de empresa possui as suas necessidades em relação à segurança do seu ambiente e um orçamento personalizado é imprescindível para se garantir a real segurança no ambiente de trabalho.

Abaixo uma Relação dos Tipos de Sinalização Usados em um Local de Trabalho:

– Sinalização de obstáculos e locais perigosos;

– Sinalização gestual – usado durante o deslocamento de equipamentos e produtos;

– Sinalização de incêndio- localizar extintores;

– Sinalização de emergência- usada para localizar a saída de emergência ou para pedir ajuda;

– Sinalização de obrigação- usada para determinar certos tipos de comportamentos;

– Sinalização de proibição – para impedir comportamento de risco;

– Sinalização de perigo – aviso de potenciais obstáculos que possam provocar acidentes;

Quais São as Normas da ABNT que o Técnico de Segurança do Trabalho deve Seguir?

O técnico de segurança o trabalho deve estar atento a todas as normas de trabalho que estão descritas na NR-4, que rege sobre os Serviços Especializados de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho, em que o profissional deve estar atento a todas as normas de segurança do trabalho que devem ser colocadas em prática de acordo com as necessidades da empresa que pede este tipo de serviço.

Um exemplo de norma que deve ser seguida é a norma da NR 4, que rege sobre a segurança em um ambiente de canteiro de obras, que é um dos lugares onde possui muitos tipos de riscos em potencial, ou seja, dependendo do tamanho da obra, os cuidados que se devem ter são muito grandes, ou seja, quanto maior a obra, mais riscos de acidente podem acontecer.

Em uma obra, todo o cuidado é pouco, ou seja, há muitas regras, que variam desde em que tipos de EPI que devem ser usados até na maneira correta que se deve usar as maquinas no ambiente de trabalho.

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO