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Como a Segurança do Trabalho Contribui Para Uma Maior Produtividade Em Sua Empresa

Segurança do Trabalho

Levando em conta as constantes mudanças que as empresas enfrentam na atualidade, um dos tópicos culturais em maior evidência é a preservação ambiental, com correlação à Segurança do Trabalho. Além de ser uma exigência legal constantemente fiscalizada, há o foco principal em evitar e/ou minimizar os acidentes de trabalho, bem como produtividade dos colaboradores, afetando inclusive relações interdepartamentais.

Podemos definir segurança do trabalho, como “conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade do trabalhador”.

A inspeção e determinação de normas e leis para otimizar a área de Segurança do Trabalho são compostas por normas regulamentadoras, leis complementares como portarias e decretos e também as convenções internacionais da Organização do Trabalho (OIT), ratificadas pelo Brasil.

Dentro de uma empresa, o profissional de segurança do trabalho atua na organização de programas de prevenção a acidentes de trabalho, criando planos de prevenção de riscos ambientais, inspecionando a segurança, orientando a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e colaboradores quanto ao uso de equipamentos de proteção Individual, promovendo palestras e treinamentos e elaborando laudos técnicos.

Dentro do quadro de segurança do trabalho de uma empresa existem os chamados SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) que é composta por técnicos de segurança, engenheiros de segurança, médicos e enfermeiros do trabalho e também os empregados da empresa que constituem a CIPA com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho promovendo a saúde do trabalhador.

Conheça algumas das disciplinas abordadas peal segurança do trabalho:

– Higiene e Medicina do Trabalho;
– Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas;
– Administração aplicada à Engenharia de Segurança;
– Higiene e Medicina no Trabalho;
– Higiene do Trabalhador;
– Comunicação e treinamento.

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