TEL: +55 11 5079-8411

Saiba quais os acidentes de trabalho mais comuns

quais os acidentes de trabalho mais comuns.

Em 2014, o Brasil ficou como o quarto país com maior número de acidentes fatais no trabalho, um quadro alarmante que precisa ser discutido e corrigido por trabalhadores, empresas e autoridades. Saiba quais os acidentes de trabalho mais comuns.

Quedas, choques contra objetos, golpes provocados por ferramentas, cortes e fraturas lideram a lista de acidentes. Essas são algumas das principais causas dos 700 mil acidentes registrados no Brasil todo ano.

Saiba também os motivos pelos quais os acidentes de trabalho mais comuns acontecem: não utilização de aparelhos ou equipamentos de proteção adequados, imprudência ou imperícia do trabalhador ou de seus superiores, falta de instrução, maquinário em condições precárias, assédio moral e outros desrespeitos aos direitos do trabalhador e às leis trabalhistas.

Além de todos esses fatos, o esforço repetitivo e seus consequentes distúrbios osteomusculares (relacionados aos ossos e aos músculos), o estresse, a ansiedade e a depressão são fatores acumulativos pelos quais os acidentes de trabalho mais comuns também acontecem.

Desde 2011, uma frente formada por três ministérios (Saúde, Trabalho e Previdência) tenta reduzir o número de acidentes no ambiente profissional. Mesmo assim, o número de auditores do trabalho ainda é considerado baixo para criar uma política de prevenção de acidentes realmente eficaz. No ano passado, apenas 111 empresas foram inspecionadas.

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO