TEL: +55 11 5079-8411

Saiba como manter a melhor postura no trabalho

como manter a melhor postura no trabalho

A palavra postura está diretamente relacionada à tensão. Para manter-se em estado de prontidão, seja em pé ou sentado, o corpo usa bastante energia e acaba por sobrecarregar algumas áreas específicas, como pés, joelhos, coluna, cintura, ombros e pescoço. Saiba como manter a melhor postura no trabalho para evitar desgastes e dores em regiões críticas.

Para quem trabalha em pé, é fundamental saber que o ser humano não foi feito para aguentar longos períodos nessa posição. Conforme o corpo vai cansando, a tendência é descuidarmos mais da nossa postura. Portanto, como manter a melhor postura no trabalho estando em pé para evitar o desgaste das regiões mais afetadas?

Mantenha os pés discretamente voltados para fora, com um ângulo de aproximadamente 30 graus. Dessa maneira, os joelhos e a coluna ficam estabilizados, evitando a concentração do peso em uma dessas regiões.

Preocupe-se em reparar se uma perna não está sendo mais utilizada que a outra. A sobrecarga em uma delas pode trazer sérios problemas posturais ao longo do tempo. Também não é saudável concentrar o peso em apenas uma área do pé. Calcanhar e dorso devem ser usados na mesma proporção. A posição dos joelhos também é de extrema importância. Mantenha-os levemente flexibilizados.

O cansaço e a gravidade te puxam para baixo e essas forças se tornam mais potentes com o passar do tempo. Imagine, portanto, que existe uma força te puxando para cima. Essa é a maneira de manter-se ereto e evitar aquela postura de ombros para frente e dorsal dobrada, que é um risco para sua saúde.

Sabendo as melhores posições e os cuidados que se deve ter ao trabalhar em pé, saiba como manter a melhor postura no trabalho quando sentamos.

A dica número um é sentar-se sobre os ossos que sustentam os glúteos, inclinar levemente o quadril para frente e manter as costas eretas. A curvatura da coluna deve ser respeitada.

Não fique muito tempo com as pernas cruzadas e deixe-as ligeiramente afastadas, dando maior equilíbrio e distribuindo o peso do corpo. Posicione os ombros para trás, com os antebraços apoiados na mesa. Digitar com os braços erguidos, sem se utilizar de apoio, pode forçar várias regiões do membro, indo do punho até a omoplata.

Para proteger o pescoço, deixe a cabeça posicionada como se estivesse olhando para o horizonte, com o  queixo paralelo ao chão. A partir dessa postura você deve arrumar a tela do seu computador. Faça com que ela se adapte a você, nunca o contrário.

A má posição da cabeça pode gerar uma sobrecarga de até 13 kg para o pescoço, causando desde dor de cabeça até hérnia de disco.

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO