TEL: +55 11 5079-8411

Previna sua Empresa com Monitoramento e Análise de Vibração

Como a maioria das empresas trabalham com muitas máquinas, é sempre preciso estar muito atento em como está o funcionamento de cada uma delas. Uma manutenção preventiva é muito importante, pois a partir dela pode-se evitar imprevistos que prejudiquem a produtividade da empresa ou coloquem a equipe sob riscos de ferimentos ou doenças. Uma das maneiras mais eficientes de fazer esta manutenção é através do monitoramento de vibração e análise de vibração.

Análise de Vibração:

Uma das formas mais eficazes de fazer uma manutenção preventiva é a partir da análise de vibração e do monitoramento de vibração, pois é uma técnica que pode nos oferecer um diagnóstico mais abrangente e preciso sobre possíveis falhas mecânicas no maquinário da empresa.

Isso ocorre porque as vibrações caracterizam o mais primitivo sinal de que algo por estar errado com o equipamento. Se detectadas com antecedência, as vibrações podem dar um sinal prematuro de que um problema está para acontecer, o monitoramento de vibração permite que os reparos necessários sejam feitos antes de um possível imprevisto.

Uma vibração indesejada presente em máquinas contribui para um aceleramento bastante considerável do “envelhecimento” da máquina, os defeitos e imperfeições se manifestam mais cedo, o que pode provocar uma parada repentina no funcionamento. Tudo isso pode causar um grande prejuízo para a sua empresa e em alguns casos provocar acidentes com os funcionários.

Equipamentos para Monitoramento de Vibração:

Existem aparelhos próprios para realizar a medição das vibrações de maneira exata e eficiente. Estes medidores têm como função facilitar o entendimento da vibração, indicando a origem e comportamento, gerando um diagnóstico preciso que permita identificar qual é o método de reparo adequado em cada caso.

Também é possível fazer a análise de vibração e monitoramento de vibração com métodos on-line e off-line.  No método on-line, são instalados medidores fixos nas máquinas que entregam os resultados das análises periodicamente em períodos determinados previamente. Os dados coletados ficam armazenados em um sistema dedicado apenas para a análise de vibração.

Já o método off-line, é preciso que um profissional se dirija até a máquina com um medidor portátil para coletar os dados do monitoramento de vibrações, após a coleta de dados, é possível analisá-los para saber se existe alguma necessidade de reparo ou correções. Ambos os métodos possuem a mesma função e são igualmente eficientes.

Melhores Soluções para Você:

Agora que você já sabe a importância da análise de vibração e monitoramento de vibração, saiba que na dpUNION você encontra os produtos necessários para obter as melhores soluções para estes processos. Acesse www.dpunion.com.br e confira.

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO