TEL: +55 11 5079-8411

Os problemas que ruídos no trabalho podem causar

Os problemas que ruídos no trabalho podem causar

Nos países desenvolvidos, a perda de audição causada pelo barulho é a doença irreversível de maior prevalência no ambiente de trabalho. Na União Europeia, por exemplo, estima-se que a quantidade de pessoas vítimas de ruído no trabalho é maior que a população inteira da França, país com 66 milhões de habitantes.

No Brasil, o número de pessoas acometidas pelo problema de surdez devido ao trabalho também é muito elevado: são 12 milhões de trabalhadores. As causas são sempre interligadas a condições ruins da atividade.

Um engano muito comum em relação aos efeitos do ruído no trabalho é achar que ele só é prejudicial em níveis muito elevados. O barulho constante, mesmo em menor intensidade, também prejudica a audição. Outra maneira de agressão ao aparelho auditivo é a exposição a determinados produtos químicos.

O barulho também incide de maneira importante no aumento do estresse, independente do nível em que ele acontece. O ruído não afeta somente o aparelho auditivo, mas também o sistema cardiovascular, provocando a liberação de neurotransmissores que aumentam a pressão arterial e causam irritabilidade.

Além desses efeitos diretos, os elevados níveis de ruído no trabalho prejudicam também a comunicação entre os funcionários e a percepção a sinais de alerta, aumentando a probabilidade de ocorrência de acidentes.

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO