TEL: +55 11 5079-8411

O que é Ciência de Materiais e como ela pode ajudar?

untitled-5

Você já deve ter ouvido termos como “Idade da Pedra” ou “Idade do Bronze” para se referir a determinado período de nossa história, mas talvez nunca tenha notado que todos eles levam o nome dos materiais mais utilizados na época. Isso mostra a tamanha importância do material para o desenvolvimento da humanidade, tudo isso faz com o conhecimento sobre ele seja necessário e é nesse cenário que surge a ciência de materiais.

Material, em sua definição significa qualquer substância que pode vir a ser utilizada em ações práticas, logo isso gera uma forte ligação entre a ciência dos materiais e outras áreas como engenharia, física, química, eletricidade, mecânica e metalurgia. O que faz com que a ciência de materiais se destaque das demais está na investigação de todos os fatores durante seu período de vida útil, desde o local onde são encontrados, extração, fabricação e quando possível reciclagem.

Sendo assim, este tipo de ciência se define por estudar a relação entre a estrutura de um material e suas propriedades. Desde as mecânicas, químicas, elétricas ou magnéticas, visando otimizar as atividades derivadas de cada material tornando-as mais práticas e rápidas.

Ciência dos Materiais – Uma ciência antiga:

É difícil dizer em que momento a humanidade aderiu ao uso de materiais, mas isto data de antes mesmo da escrita, daí o termo “idade da pedra” para se referir à pré-história. Durante estes períodos, o acesso a outros tipos de substâncias que fugissem do conceito de rocha, porém com o passar dos anos, nossa espécie foi adquirindo conhecimento e descobrindo outras maneiras de criar instrumentos.

Com a ajuda da evolução da ciência de engenharia, nos últimos 60 anos foi possível realizar a descoberta e desenvolvimento de outros tipos de materiais. Esta é outra função muito importante da ciência de materiais, identificar novos tipos de matéria prima para instrumentos e utensílios.

Materiais High-Tech:

Dentre os tantos avanços tecnológicos e revolucionários que vem ocorrido em nossa sociedade nos últimos tempos, com a área de materiais não foi diferente. Muitos produtos muito mais potentes e sofisticados estão disponíveis no mercado, como peças de computadores, sistemas de fibra ótica, fragmentos de foguetes ou naves espaciais.

Infelizmente, dado ao alto custo necessário para a realização destas pesquisas, o acesso a este tipo de material ainda é muito fechado, se restringindo apenas a determinados membros da comunidade cientifica, por conta do preço altamente elevado.

Quer saber mais sobre ciência dos materiais e outros assuntos importantes e interessantes sobre indústrias e segurança no trabalho? Venha conhecer a dpUNION! Oferecemos sempre a melhor solução para você, acesse www.dpunion.com.br e confira!

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO