FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Entenda importância de controlar a temperatura no ambiente de trabalho!

Altas temperaturas são sentidas com muita facilidade, principalmente em ambientes fechados como o industrial. Além de incômodo, o calor excessivo pode causar muitos malefícios a quem estiver exposto a ele, fazendo com que seja necessário um equilíbrio. Entenda a importância de controlar a temperatura no ambiente de trabalho.

Malefícios das altas temperaturas:

 A exposição a altas temperaturas coloca o trabalhador em grande risco, muitos problemas de saúde podem se desencadear disso. O calor pode causar um desiquilíbrio fisiológico que prejudica o funcionamento do nosso organismo, fazendo com que os órgãos não recebam a oxigenação, principalmente o cérebro e o coração. Este efeito é conhecido como síncope pelo calor.

Algumas consequências desta exposição podem vir a se manifestar em longo prazo, como, por exemplo, a perda exagerada de água que causa um envelhecimento precoce do organismo, que fica visível pela pele e um grande cansaço físico.

Os efeitos na saúde mental também são inúmeros, o calor pode causar irritabilidade, ansiedade, fraqueza, dificuldade em manter atenção e depressão, se a exposição à alta temperatura ocorrer por tempo prolongado. Por isso existe uma grande importância de controlar a temperatura, nos ambientes em geral.

A importância de controlar a temperatura no ambiente de trabalho:

De acordo com as normas previstas na CLT, a temperatura nos ambientes de trabalho ou industriais deve se manter entre 20 e 23º. Ultrapassando este limite você coloca a saúde de seus funcionários em risco, além disso, um relatório realizado em 2014 pela NASA revelou que a produtividade cai bruscamente em épocas mais quentes do ano.

O relatório constatou que trabalhadores expostos a temperaturas próximas dos 34º rendem 39% a menos que o normal e as chances de tomar uma decisão errada sobem para 700%, a exposição a altas temperaturas também podem causar grandes conflitos no ambiente de trabalho, visto que a irritabilidade também sobe.

Por isso a importância de controlar a temperatura, para que os riscos de problemas para a empresa e principalmente para a saúde dos colaboradores não sejam altos.

Possíveis soluções:

 Existem inúmeras maneiras de resolver esta questão, por exemplo, o uso de equipamentos que reduzem a temperatura como ventiladores industriais ou climatizadores de ar, que auxiliam no resfriamento do ambiente e na circulação de ar.

É preciso também prestar atenção nas máquinas utilizadas no dia a dia, se elas estão emitindo mais calor do que deveria, é hora de mandá-las para a manutenção, ou em casos mais extremos, à substituição.

Também é muito importante dar o maior acesso possível aos funcionários a bebedouros, horários de descanso em locais mais frescos, que além de mantê-los longe da superexposição ao calor, faz também com que eles fiquem mais relaxados e motivados.

Entendeu a importância de controlar a temperatura no ambiente de trabalho? Na dpUNION você pode encontrar equipamentos que podem auxiliar nesta missão. Acesse www.dpunion.com.br e confira!