TEL: +55 11 5079-8411

Conheça a nanotecnologia e como ela pode nos ajudar

Conheça a nanotecnologia e como ela pode nos ajudar
Com o passar dos anos muitas novas ideias e tecnologias surgem e inovam totalmente a forma com que trabalhamos em aspectos sociais, econômicos, culturais e com certeza no campo de trabalho. Uma destas inovações é a nanotecnologia, conceito relativamente recente que tem mudado muito a maneira como a engenharia e a produção de materiais são feitas. Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre este assunto.

O que é Nanotecnologia?

O conceito de nanotecnologia pode ser definido como o ato de manipular átomos e moléculas tornado possível o desenvolvimento e a criação de novos materiais e equipamentos através de um processo de reestruturação atômica.

Produtos gerados através de nanotecnologia podem ser menores do que uma célula humana e mesmo assim são seguros, duráveis e inteligentes. Muitos destes produtos já fazem parte do nosso cotidiano como peças para computadores e celulares, que permitem que os aparelhos sejam menores e ao mesmo tempo operem de maneira mais rápida e potente, como baterias que seguem o mesmo princípio e até mesmo na indústria têxtil, com a produção de tecidos mais resistentes e impermeáveis.

Esta tecnologia permite até avanços nos estudos de medicina. Existem inúmeros estudos que auxiliam na criação de novos medicamentos alternativos e mais eficientes, o que aumenta o número de opções de tratamento para pessoas com intolerância ou que sofram de doenças mais sérias que ainda não possuem cura definida. Os estudos nanotecnológicos no campo da medicina é tão profundo que ganhou um nome próprio: nanomedicina, o que promete medicamentos mais eficientes e menos agressivos para que a saúde das pessoas se torne ainda maior.

Um pouco da história:

Os primeiros estudos de nanotecnologia ocorreram no final do ano de 1959, quando o físico Richard Feynman fez um breve comentário a respeito de ser possível a manipulação de moléculas e átomos que resultariam em materiais invisíveis a olho nu. Este conceito permaneceu estagnado até 1981, quando dois cientistas de laboratório da IBM, Em Zurique na Suíça desenvolveram uma espécie de microscópio que permitia colocar em prática os estudos de Feynman.

Este microscópio foi revolucionário na época, pois se tratava de algo extremamente avançado para o momento científico que era vivido na década de 1980, tanto que anos mais tarde, em 1986, este microscópio foi vencedor de um prêmio Nobel.

Com isso, os estudos ligados a nanotecnologia foram passando por alguns avanços, porém o grande boom aconteceu mais no início do século XXI, quando o conceito se expandiu para diversas áreas do conhecimento de maneira revolucionária para nossa sociedade e tudo isso tende a se expandir ainda mais nos próximos anos.

Quer saber mais sobre este universo? Procurando soluções em segurança no trabalho? Venha nos conhecer! Temos o que você procura, acesse www.dpunion.com.br e conheça nossos produtos e serviços.

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO