TEL: +55 11 5079-8411

Os 3 Tipos de Condutivímetro

Condutivímetro

Medidor de condutividade ou condutivímetro como é mais conhecido, utilizado em laboratporios permite medir a condutividade de diversas amostras. A indicação e compensação automática de temperatura (de0ºC a 100ºC) é a enorme vantagem que possui o condutivímetro.

Há Três Tipos de Condutivímetros:

Condutivímetro de Bolso

Permite medições fora do laboratório, ou em processos industriais principalmente para controle de qualidade.

Condutivímetro

Condutivímetro Portátil

Podem ser utilizado em campo ou no laboratório, utilizado em campo ou no laboratório, utilizado principalmente em controle de qualidade de água, cosméticos, alimentos, etc.

Condutivímetro

Condutivímetro de Bancada

Geralmente utilizado em indústrias químicas, eletrônicas, formulações e outras, o condutivímetro de bancada além de medir a condutividade, mede também sólidos dissolvidos, salinidade ou temperatura.

Condutivímetro

Condutivímetros no Mercado

A medição da condutividade é feita através de um sensor que é inserido na amostra que será medido, de modo que possa coletar os resultados para análise, sendo assim, cada tipo de medidor possui uma extensão variável de sensor para poder realizar a coleta, ou seja, o medidor de bancada, foi criado para operar em laboratórios, devendo ser utilizado em uma estação específica de trabalho contínuo, devido as suas dimensões amplas e funcionalidades, já o medidor de bolso que possui menores dimensões, pode ser transportado para outros locais com maior facilidade, afim de realizar a coleta de dados, porém, sua precisão é um pouco inferior em relação ao medidor de bancada; e por último, o medidor portátil que reúne as características dos medidores já citados, em relação ao tamanho e em relação a precisão da coleta de dados.

Métodos de Medição

Os medidores podem apresentar dois métodos de medição de condutividade, e as medidas utilizadas para a coleta de informações são os Siemens, que apresentam variações de micro-siemens e milisiemens por centímetro e é através destas medidas que o aparelho se guia para a coleta de informações. O sensor poderá ser imerso em uma pequena amostra ou então em campos mais amplos de atuação, como por exemplo medir a água de determinada origem, e esta calibragem se refere principalmente a medição das quantidades submetidas, já que a calibragem terá o poder de captar precisamente os dados coletados. Todos os condutivímetros necessitam ser calibrado antes e depois de seu uso, o que garante a integridade dos resultados. Essa calibração é efetuada, pelo próprio usuário, através de uma base específica de solução.

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO