TEL: +55 11 5079-8411

Código de Ética de Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho

O código de ética serve principalmente como um guia de conduta, em que se aplicam valores, conceitos e filosofias que devem servir como formalidade, orientando os colaboradores a seguirem determinada postura em conjunto.

O código de ética pode ser aplicado individualmente em uma empresa, no entanto é importante observar que toda categoria de profissionais deve operar dentro desse código, unificando todo o setor em que atuam.

O Código de Ética de Segurança do Trabalho

Citando a categoria de profissionais de segurança do trabalho, podem-se obter diversas informações acerca do código da categoria, bastando acessar o portal da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho (FENATEST). Esse código de ética é criado por uma comissão que representa a categoria em questão; no código de ética apresentado no portal, pode-se perceber que muitas imposições de comportamento e delegação de atividades são previstas, o que permite ao profissional ter entendimento sobre sua função e, em especial, sobre sua conduta durante o trabalho.

Com pelo menos nove capítulos especificando o código de ética da categoria, este pode ser baixado da internet no formato PDF, mas se houver outra categoria, deve ser buscado o portal do sindicato a que se refere para consultar a existência do código e saber se é possível realizar o download.

Quando o código de ética é criado, é feito de forma consistente, que se aplique à realidade da profissão de modo coerente, para que os profissionais possam  comprometer-se com ele e agregar maior valor à própria categoria. Essa unidade de pensamento e conceito permite que a categoria tenha mais conhecimento a respeito de seus deveres e direitos, podendo lutar pelos próprios direitos dentro do que lhe permite o seu código.

Alguns dos temas abordados em categorias são: conduta, penalização, direitos, deveres, atividades profissionais, trato com colegas da categoria e da classe de profissionais, podendo, porém, outras categorias tratarem de mais assuntos, de acordo com o tipo de profissão a que esse profissional é submetido em sua área de atuação.

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO