TEL: +55 11 5079-8411

11 de Dezembro – Dia do Engenheiro

11-de-dezembro-dia-do-engenheiro

A engenharia é sem dúvida uma das profissões mais importantes e valorizadas em nossa sociedade. É graças a eles que muitas tecnologias são desenvolvidas e nos proporcionam maior qualidade de vida. O engenheiro é como um “criador” de uma cidade, do seu lar, do espaço onde você trabalha, de onde você sai para se divertir, como se fosse “criador” de uma cidade inteira. Tudo isso pede uma data para comemorar e homenagear, o dia do engenheiro que é celebrado no dia 11 de dezembro.

A Grande responsabilidade do engenheiro:

A função de um engenheiro civil é bastante ampla e demanda grande responsabilidade. O que começa com o “simples” desenho de um projeto, passando por inúmeras etapas e até mesmo a construção de algum local. Tudo isso pede muita atenção e precisão, já que um único e insignificante erro pode trazer sérias consequências, os engenheiros conseguem vencer todos estes desafios com muita maestria. Toda essa responsabilidade faz com que o dia do engenheiro seja ainda mais importante.

A Origem do dia do Engenheiro:

Diferente do dia da engenharia, que é comemorado alguns meses antes, no dia 10 de abril, o dia do engenheiro é celebrado no último mês do ano. A origem da data se dá pela regulamentação da profissão, não apenas para engenheiro civil, mas para outros ofícios ligados à área como: arquitetos e agrimensores. A regulamentação destas profissões foi oficializada através do Decreto de Lei nº 23.569, sancionado em 10 de dezembro do ano de 1933, já são 84 anos em que o trabalhador ligado a áreas de construção pode contar com sua profissão oficial e regulamentada.

Nesta mesma data foi fundado o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura, conhecido também como CONFEA. O CONFEA tem como função fiscalizar os ofícios correspondentes destas áreas, conferindo se tudo ocorre de acordo com as regras previstas na lei de regulamentação, garantindo a segurança e os direitos assistidos aos trabalhadores, não apenas de engenharia e arquitetura, como também geologia, geografia e meteorologia.

Engenharia – Uma área vasta:

Apesar de em 1933 o foco na engenharia civil era muito maior do que as outras engenharias, existem inúmeras especializações na área com focos mais distantes do que a construção civil. Com o passar dos anos, muitas novas tecnologias surgem, alguns setores se renovam, fazendo com que seja necessário, isso acaba fazendo com que novas profissões ganhem força.

Alguns dos principais ofícios da engenharia são:

  • Engenharia elétrica, responsável pela geração, distribuição e monitoramento de redes elétricas.
  • Engenharia química, responsável pelo desenvolvimento de produtos químicos, como produtos para limpeza, fertilizantes, cosméticos e até algumas espécies de medicamentos.
  • Engenharia ambiental, responsável por cuidar e avaliar como as ações humanas afetam o meio ambiente seja de maneira positiva ou prejudicial.

A lista de áreas da engenharia é realmente muito vasta.

Neste dia do engenheiro, a dpUNION parabeniza todos os profissionais e deseja a eles cada vez mais prosperidade, sucesso e crescimento, também agradecendo pelos grandes benefícios oferecidos a nossa sociedade. Acesse www.dpunion.com.br e nos conheça melhor.

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO